sábado, 9 de maio de 2009

Meu tapete vermelho é o asfalto...


Sempre fui considerada uma garota grande, mas não gordinha. Era a mais alta da turma e gostava de praticar esportes como natação e basquete. Por isso, conseguia manter um peso ideal para minha altura. Além do mais, levava uma vida corrida com trabalho e faculdade, e as refeições eram muitas vezes enganadas com um lanchinho ou coisa parecida.

Porém, as coisas mudaram após o casamento. Parei de trabalhar e logo vieram os filhos... e engordei mais de 20 quilos em cada gravidez!

Depois disso, sempre lutei contra os quilinhos a mais. Fazia dietas malucas, aquelas novidades que sempre alguém te aconselha: dieta da lua, da sopa, da proteína, do abacaxi e este blábláblá não parou por aí! Às vezes perdia peso, mas não conseguia me manter e engordava tuuudo de novo. Sentia-me infeliz e descontava ainda mais nos doces, principalmente num tal de leite condensado. Na verdade, acho que os exageros eram pra compensar alguma carência... (de vitaminas garanto que não!!!)

Comprar roupas então era uma dificuldade, principalmente depois que o G passou pra M, o M para o P e o P virou PP! Tinha que apelar para calças masculinas ou unisex, como diziam as vendedoras só para me animar.

O que mais me confortava era aquela conversa: “Você tem um rosto bonito!” (mesmo sendo gordinha) ou “Você é muito simpática!” ou aquelas tias queridas dizendo “Você tá forte, hein?”
Só que as coisas se complicaram quando o assunto virou saúde. Levando uma vida sedentária, sem nenhuma atividade física e com uma alimentação desregulada, comecei a ter dores no joelho, cansaço, colesterol alto e um desânimo geral.

Foi então que minha médica me alertou: “O que mais me preocupa é você daqui a 15 ou 20 anos...”

Resolvi me cuidar para valer... No dia seguinte me matriculei em uma academia perto de casa, pois poderia ir a pé. Isso já foi um incentivo muito grande.

Fiz uma avaliação com o professor e deixei bem claro meu objetivo: perder peso para ter saúde. Ele foi muito cauteloso e extremamente profissional, passando uma série na musculação onde eu perderia peso e ganharia resistência, não prejudicando meus joelhos. A atividade aeróbica também foi bem leve no início. Comecei com 15 minutos na esteira e fui aumentando aos poucos, inclusive dando umas corridinhas. Só que me animei demais, e as corridinhas passaram para provas de rua e até ½ maratona!

Tinha me encontrado em uma modalidade. E com certeza foi o que mais me ajudou a queimar calorias. Cansa mais ficar em casa, sabe.

Além da malhação, segui à risca a dieta do Vigilantes do Peso, que na verdade é uma reeducação alimentar. Hoje como de tudo, mas as porções são moderadas e com qualidade. Ninguém consegue viver á base de grelhados e salada. É fundamental uma dieta equilibrada incluindo carboidratos, leite e derivados, grãos, carnes magras, frutas e, lógico, um docinho de vez em quando... pois ninguém é de ferro!

Hoje a corrida é a minha companheira inseparável!
Mas como posso expressar este sentimento todo? Esta paixão inexplicável?
...
Bem, Mel Gibson me ajudou...

"You don't stand in front of a mirror before a run...
(Vc não fica em frente ao espelho antes de correr...)

and wonder what the road will think of your outfit.
(querendo saber o que a rua vai achar da sua roupa.)

You don't have to listen to its jokes and pretend they're funny.
(Vc não tem que ouvir suas piadinhas e fingir que são engraçadas.)

lt would not be easier to run if you dressed sexier.
(Não seria fácil correr se vc se vestisse mais sexy.)

The road doesn't notice if you're not wearing lipstick.
(A rua não nota se vc não passou batom.)

lt does not care how old you are.
(Ela não se importa quantos anos vc tem.)

You do not feel uncomfortable...
(Vc não se sente incomodada...)

because you make more money than the road.
(porque vc ganha mais dinheiro do que ela.)

And you can call on the road whenever you feel like it,
(E vc pode dar uma passadinha sempre que estiver a fim,)

whether it's been a day...
(quer seja um dia...)

or even a couple of hours since your last date.
(ou até mesmo algumas horas desde o último encontro.)

The only thing the road cares about...
(A única coisa que ela se preocupa...)

is that you pay it a visit once in a while."
(é se vc faz uma visitinha de vez em quando.)

"What women want, 2000"

3 comentários:

  1. Você é uma inspiração para todas nós!
    Te admiro um tanto sem fim...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Inveja branca de você, Isa!!!

    E olha, fazer qualquer coisa com prazer, muda tudo. É por isso que você se sente realizada e passa esse entusiasmo pra gente.

    Run, baby, run!!!

    PS: Ai. Será q um dia eu aprendo???

    ResponderExcluir
  3. Oh, God... conheço um tanto de gente que queria ser você, nisso, Isetes... e eu também queria ter essa paixão e amor sem fim por... correr.

    Parece tão simples e ao mesmo tempo tão complexo e bonito um amor desses. GOSTO disso! E te admiro um monte também, como as meninas aqui.

    Bom demais.
    COntinue correndo e keep healthy and stay fit!

    Luv, me

    ResponderExcluir